"EU SOU UMA BIBLIÓFILO"

2

DERBUCHERWURM
Por bibliofilia (grego: biblion - livro e philia - amor) entende-se a arte de colecionar livros tendo em vista circunstâncias especiais ligadas à publicação deles, segundo o verbete de Aurélio Buarque de Holanda. No entanto, são essas duas palavras "circunstâncias especiais" que mais despertam dúvida e mais lugar oferecem à divagação. Popularmente, denominamos de bibliófilo aquele que costumar ler com muita frequência. João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como aquele que ama os livros.[1]
Vale ressaltar não confundir bibliofilia com a bibliomania, que consiste no simples ato de comprar livros, não necessariamente lendo-os. Assim, o bibliófilo o pode ser sem mesmo possuir nenhum livro assim como o bibliomaníaco pode sê-lo sem ler algum.
("O livro sem fim"),óleo de Carl Spitzweg (1850).
(Lembro-me como se fosse hoje... eu estava limpando o pátio da fazenda onde morávamos numa linda tarde de dezembro, um sábado muito quente(raridade por aqui). A fazenda  Capão Ralo foi um dos lugares mais lindos que já morei, uma fazenda enorme onde criávamos cavalos de raça. Naquela tarde meu marido John cortou a grama ao redor do pátio e sobrou para mim retirar a grama seca. Eu comecei meu trabalho pensando em como aquele serviço era chato e cansativo... Olhei ao redor e avistei a imensidão de campo verdinho a minha frente, os cavalos pastando, as ovelhas correndo e os pássaros cantando alegremente, uma paz pairava no ar e meus  pensamentos começaram a viajar ultrapassando a fronteira entre Brasil e Uruguai...

Sinopse
Rafaela e Fabiana são meia-irmãs e cansadas da super-proteção inadequada do pai milionário decidem viajar em um trailler com destino a Argentina, com a intenção de descobrir o grande segredo que seu pai esconde. 
Chegando na fronteira encantam-se com a pitoresca cidade Bella Ciudad, onde são convidadas a participar da festa a fantasia que acontece todo ano por lá.
Nessa festa elas conhecem os lindos e misteriosos Leonardo e Hector Martins. 
Mas não fazem ideia que o destino de ambas mudaria a partir daquele encontro.
Rafaela tentou de todas as formas sufocar o seu amor... Leonardo era o seu algoz, que a cada dia lhe roubava um pedaço a mais do seu coração. 
Um grande mistério pode abalar todos os planos que eles construiram, e ainda revelar um inusitado final.
(Eu havia acabado de me casar e estava feliz, apaixonada e querendo mostrar ao mundo minha felicidade, ainda não consigo me lembrar de onde surgiu a ideia principal só sei que quando eu percebi estava mergulhada numa história onde sentimentos de amor eram vistos de várias formas por pessoas das mais diversas personalidades.)

Sinopse
Katlyn e Shara adoram viajar, passam grande parte de seu tempo em viagens a lugares exuberantes conhecendo culturas e pessoas de toda espécie, são amantes da fotografia e por onde passam registram tudo através das lentes de suas câmeras. Irmãs inseparáveis após a morte dos pais quando ainda eram crianças, decidem fazer uma última viagem num cruzeiro marítimo antes de se estabilizar num lugar só.  Mas durante a noite o navio em que se encontram tem problemas e uma tragédia acontece...

     Katlyn acorda em um lugar totalmente estranho onde as pessoas falam uma língua diferente da sua e onde todos estão vestidos de branco... um hospital?! Entra em desespero quando começa a se lembrar do que aconteceu e recebe a triste notícia de que sua irmã morreu...

    Sozinha, sem ter para onde ir nem a quem recorrer... a dedicação do lindo médico Charles Smitch é comovente mas não pode aceitar ir para a casa da família dele afinal nem os conhece. Sem outra alternativa aceita a hospitalidade do charmoso doutor mas na semana seguinte se da conta da besteira que fez aceitando morar na casa dele, agora teria que enfrentar a fúria de sua noiva paranóica e misteriosa...

    E a última coisa que Katlyn precisa nesse momento é apaixonar-se por aquele homem duro que não acredita em Amor.


Loucura de fã.
       (Eu estava sentada no sofá assistindo um programa de fofoca de famosos quando do nada aparece uma imagem completando toda a tela do televisor, era meu ídolo, um ator que eu admiro muito e sou fã. O repórter anunciava a separação desse ator e sua mulher, modelo internacional. Tentaram intrevistá-lo mas ele se negava a revelar qualquer coisa, estava claro que ele sofria muito com aquela separação. Não teve jeito... eu não fiquei imaginando uma história, ela simplesmente fluiu. Nessa época eu ainda estava escrevendo o Dignos do amor, e como não gosto de começar um trabalho sem antes terminar o outro ainda tive que guardar a idéia por aproximadamente seis meses até começar a escrever o livro que seria o meu livro mais humorado de todos que já escrevi, Loucura de Fã.)

Sinopse.
       Lana é gaúcha e mora sozinha no apartamento herdado pela mãe, em Caxias do Sul. Ela ama escrever e tem o sonho de um dia poder publicar seus romances e mostrar ao mundo seu talento mas a vida dura que leva não lhe permite sonhar tão alto. Sua única ilusão é a de um dia conhecer seu ídolo, o lindo ator Cristian Fedrizzi...
       
      Mas de repente sua ilusão passa a ser realidade quando ela o encontra no Festival de Cinema, em Gramado. Decidida a vê-lo de perto ela inventa uma desculpa hilária para os seguranças e se vê cara-a cara com seu ídolo, seu coração dispara... sua respiração fica suspensa... seu ídolo está desolado com a separação e ela inventa a maior das loucuras fazendo-lhe uma proposta no mínimo cômica.

ator... Viver sob o mesmo teto que aquele homem era demais para sua paz de espírito e o que era loucura de fã foi se tornando amor, mas o que fazer quando ele ainda era totalmente apaixonado pela ex-mulher?

    A sucessão de dias que segue ao lado de seu ídolo é como se vivesse num eterno sonho, convivendo no meio de pessoas famosas, inclusive sua melhor amiga , a atriz Gabriele Damasceno... e participando junto com ele do esporte que era sua paixão... futebol.

    Lana poderia jurar que havia algo muito estranho envolvendo a exuberante modelo Marcela Alves e estava decidida, provaria a Cristian que aquela mulher não merecia seu amor.

                                                       
Água Para Elefantes -
 a Vida É o Maior Espetáculo da Terra
Autor: Gruen, Sara
Editora: Sextante
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

2 comentários:

BeliM disse... [Responder Comentário]

Ei, Evany!

Acho que sou os dois:
bibliofilia: amo livros! hahah
bibliomaníaca: Um vício! Compro alguns apenas para ter... mas leio muitooo tb!

Gostei!

bjuss

Evany Bastos disse... [Responder Comentário]

Beli ai que legal saber que existe pessoas que goste tanto de leitura como eu, já fui pior, tive uma saleta só de livros, tive que mudar para um lugar menor e o marido echeu tanto que doei os livros,tinha tanta literatura Brasileira
pois valoriso muito os nossos escritores, e os atuais então, estão maravilhoso.
amei sua visita aqui no meu cantinho, volte sempre. Mickbeijos.

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t